terça-feira, 1 de setembro de 2015





PROJETO

 LINGUAGEM, ÁGUA E ARTE


INTRODUÇÃO

A conscientização sobre o uso e preservação da água, como bem natural, tem feito parte da vida de milhares de cidadãos nos últimos anos. Isso tem ocorrido em função das constantes ameaças da falta desse recurso natural em vários estados brasileiros, inclusive em Minas Gerais. Tal situação tem sido demonstrada com mais frequência desde o início de 2015, quando a “seca” chegou ao estado de São Paulo. Foi através disso, que a população brasileira tomou conhecimento da escassez de água do norte ao sul do país. Esse acontecimento vem afetando o cotidiano das pessoas, e a forma de verem os recursos naturais, como a água, à sua volta.
Nesse sentido, percebe-se a importância de promover projetos e ações que contribuem para a discussão da preservação da água no nosso meio ambiente.
Assim, este projeto se faz necessário para que os alunos desenvolvam práticas de letramento em âmbito escolar e não escolar, a partir do cotidiano vivenciado e das suas percepções sobre o meio e dos seus bens naturais, como a água.
Nessa perspectiva, o tema escolhido para estudo é a “água”, bem como “a conscientização de preservar esse bem natural”.
Os participantes deste projeto são alunos e professores desta escola. Quanto aos objetivos, têm-se:

OBJETIVOS

- Despertar nos alunos o interesse pela leitura, escrita e pesquisa de textos que façam uma abordagem sobre a água, preservação etc.;
- Confeccionar um pôster que faça abordagem ao tema estudado nesse bimestre, contribuindo para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos;
- Produzir um vídeo que dialogue com o tema proposto, desenvolvendo as práticas de letramentos dos alunos.

METODOLOGIA

Para alcançar os objetivos propostos, os alunos deverão utilizar de pesquisa bibliográfica, de campo, bem como outros métodos como questionário e entrevista.

RECURSOS
Os recursos utilizados para a produção do trabalho serão: papel, lápis, caneta, câmera fotográfica, computador, entre outros.

PRODUÇÃO DO PÔSTER

Após a coleta de dados, cada turma produzirá a proposta inicial do pôster e apresentará para a professora responsável pelo projeto do 3º ano. É importante ressaltar que a turma será dividida em dois grupos, de tal forma que um ficará responsável pelo pôster, e o outro se responsabilizará pela produção do vídeo.
O segundo momento será constituído pela produção de um vídeo que deverá ter no máximo 3 minutos. O tema é o mesmo apresentado no projeto.

APRESENTAÇÃO

Após a confecção dos materiais, os mesmos serão expostos na escola durante o período determinado pela coordenação, com data estipulada pela mesma e, supervisionado pelas professoras responsáveis pelo projeto. Além disso, a turma ficará responsável pela divulgação na internet do trabalho concluído (pôster e vídeo).

AVALIAÇÃO

A avaliação do trabalho será realizada pelas docentes responsáveis pelo projeto e será repassada para todos os professores da escola.
A pontuação destinada ao trabalho será de 7,0 pontos.
Serão observados os seguintes critérios:
Clareza;
Objetividade;
Assiduidade na entrega;
Envolvimento e participação de todos os alunos da turma;
Capricho;
Recursos materiais;
Fundamentação teórica.


Questionário(201)- 
https://docs.google.com/forms/d/1pQ2T2A5E692k4MUsszasqDfdTyd66eqTOkYexKkwNbA/viewform
Questionário(301)- https://docs.google.com/forms/d/1kf7U1nGqUt7BqwvIbtKRRGWA4ewh9oBKg_12sglnFlc/viewform

Questionário (302)-
https://docs.google.com/forms/d/1gHt-AN5h6MAkY0cBZCscdknCNdfRvwdwxOK_4HAINQM/viewform

Questionário (303) -
https://docs.google.com/forms/d/1hoxJr6t-T38SIGVehhbQcxzRK-9Slmyes-F_nCxT-uQ/viewform


Nenhum comentário:

Postar um comentário