Andréia Teixeira
Foi tudo muito engraçado. Era de manhã bem cedo, aproximadamente às sete horas. Alice saiu de casa para trabalhar e lá chegou. Entrou pelo portão da escola, foi para a sala dos professores, conforme faz de segunda a sexta. Ela cumprimentou os seus colegas docentes, pegou o seu material de trabalho, se despediu dos mesmos e foi para a sala de aula, dizendo que aplicaria um simulado do Enem. Motivo este pelo qual ela não poderia demorar nem mais um minuto na sala dos professores.
Alice chegou à sala de aula da primeira turma e disse:
- Bom dia, meninos!
E eles responderam:
- Bom dia, professora!
Então, ela perguntou:
- Podemos iniciar o nosso simulado do Enem?
Os alunos disseram:
- Sim, professora, podemos iniciar, pois a sala já está preparada.
Diante desta resposta a educadora entregou o simulado, alertando que era para fazer individualmente e sem usar calculadora. Porque era muito comum alguns alunos engraçadinhos perguntarem se ela autorizaria o uso da calculadora ou do celular, pois o aparelho a tem. Alice disse que não, porque todos deveriam pensar para responder.
Atento a tudo que acontecia em sala, um aluno, o Cláudio, falou:
- Professora, a senhora esqueceu de tirar as respostas da prova, ela está toda marcada!
Imediatamente a docente com muita convicção respondeu:
- Oh, meu querido Cláudio, você reparou isto? Eu deixei mesmo, todas as questões marcadas.
E naquele momento a turma ficou eufórica, pois a prova de matemática já estava toda marcada, e eles pensaram que já tinham acertado tudo. Não era preciso fazer mais nada. Bastava apenas marcar um X na resposta que se encontrava marcada. Porém nem tudo chega de graça, e se chegar pode desconfiar. Alice imediatamente disse:
E naquele momento a turma ficou eufórica, pois a prova de matemática já estava toda marcada, e eles pensaram que já tinham acertado tudo. Não era preciso fazer mais nada. Bastava apenas marcar um X na resposta que se encontrava marcada. Porém nem tudo chega de graça, e se chegar pode desconfiar. Alice imediatamente disse:
- Eu deixei a prova marcada de propósito, porque todos vocês deverão fazer os cálculos até encontrar a resposta para depois marcar. Está claro agora?
O Cláudio para se justificar disse que era honesto, e pensou que a professora havia se esquecido de tirar as respostas. E por este motivo ele precisava falar a verdade.
Foi o maior auê, pois quem já estava contando com total na prova, ficou murchinho, porque tinha não só que pensar, mas registrar todos os cálculos na prova. Alice é muito sábia, não duvidava do nível de conhecimento dos alunos e pediu que todos fizessem com calma, pois tudo daria certo. Como deu certo a argumentação e estratégia usada por ela, que cometeu um equívoco ao enviar a prova de matemática marcada para reproduzir as cópias.Contudo, sabedoria não lhe faltava e foi o que ela usou no momento que percebeu o que havia acontecido. Foi tudo muito engraçado, se contar é impossível não dar muitas risadas. E o melhor de tudo é que todos fizeram os cálculos, e a maioria conseguiu encontrar a resposta marcada, se desempenhando muito bem no simulado. E tudo o que aconteceu naquele dia valeu a pena.
O interesante é que quando se trata do ENEM, até nos simulados acontecem erros! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluir